domingo, 12 de maio de 2013

Inteligência Coletiva a Favor do Surf

Como a maioria dos esportes o Surf também tem uma equipe que trabalha junto com o atleta. Mesmo que a equipe técnica seja pouco divulgada, e é sempre o nome do atleta que leva toda a fama.
Todo atleta tem um preparador físico, um personal, um nutricionista, um fisioterapeuta, técnico treinador, entre outras pessoas envolvidas. Um coletivo de pessoas de diversas áreas e conhecimentos diferentes que trabalham visando um objetivo. Uma pessoa por si só não sabe e não seria capaz de obter toda essa inteligencia sozinho. E que faz uma enorme diferença nos resultados.
Porém, como todos os atletas precisam de patrocínio para montar uma boa equipe. Está ai mais um inteligencia que é necessária, assim como um empresario para as relações publicas.

Aqui em São Paulo temos o exemplo do Instituto Marazul, um centro médico especializado em medicina esportiva, com preparadores físicos, nutricionistas, físico terapeutas entre outas modalidades medicas.
Atualmente dão assitência a alguns atletas do surf, como o atual campeão Minheirinho. Que hoje é patrocinado pelo Corinthians.

http://www.institutomarazul.com.br/?pg=atletas

E como já foi falado aqui no blog, o surf tem um universo, onde todo o conhecimento é pouco. E dominar todo esse universo é bem difícil. E para isso temos muitos recursos para nos ajudar. Como os sites de meteorologia, que além de dar a previsão do tempo, também informa o vendo, a situação do mar, e as fases da lua. Já que quando falamos de surf falamos de natureza, é preciso saber se o mar vai estar pra onda.


Como o site Waves do portal Terra, onde podemos consultar as condições da mar em mais de 140 picos.


http://waves.terra.com.br/surf/ondas/condicao/brasil/


Lá temos tudo detalhadinho, a formação, ondulações e o tamanho das ondas.
Sendo este site uma comunidade virtual do surf, temos outras diversas informações, matérias, noticias, entre outras curiosidades. 

Por: Rosana Ferreira

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Games - Surf Virtual

Para aqueles que são fãs de games, segue dica de jogos de surf. Não precisa nem se molhar!! 

Para as Plataformas de ultima geração, tem os jogos mais elaborados, onde são reproduzidos os ambientes dos surfistas com desafios e situações cabíveis para o esporte... e tudo isso amarrado com trilhas populares entre os surfistas. Em um sistema de ondas, que proporcionará uma sensação única a cada partida. Esse sistema combina aleatoriamente fatores como maré, vento e tempo para que, como na vida real, uma onda não seja igual a outra. Mas nem tudo é virtual: cada praia será moldada segundo os conformes de inúmeros points famosos.



Transworld Surf

Plataforma XBOX / PS2 / PC

Pegue ondas virtuais no modo carreira, complete objetivos e suba no ranking mundial. Pontuação por manobras.

Desenvolvedora: Rockstar San Diego
Lançamento: 30/04/2002
Distribuidora: Atari
Suporte: 1 jogador








Kelly Slater´s Pro Surfer

Plataforma XBOX / PS2 / PC

Toda a emoção e descontração do surfe com a presença de oito feras do esporte, como Kalani Robb, Lisa Anderson, Bruce Irons, Tom Curren, Donovan Frakenreiter, Nathan Fletcher e Tom Carroll, que irão exibir sua arte em 13 praias espalhadas nos EUA, Europa, África, Austrália e Sul do Pacífico. Pontuação por manobras.

Desenvolvedora: Treyarch
Lançamento: 16/09/2002
Distribuidora: Activision
Suporte: 1-2 jogadores



Surf´s Up

Plataforma PSP / PSP2 / PS3 / WII / DS / PC

Jogo baseado no longa de animação de mesmo nome traz pingüins surfistas e muita competição. Este jogo já não requer tanto pontuar nas manobras, o foco do jogo é passar os obstáculos e colher os itens de bonus.


Desenvolvedora: Ubisoft Montreal
Lançamento: 31/05/2007
Distribuidora: Ubisoft
Suporte: 1 - 2 jogadores
Gênero: Ação






Entre esses jogos de Video Game, também tem várias opções de games em sites de jogos online, ou mesmo para download na internet. 

Por: Guilherme Calissi

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Surfando na Web

Como conversado no post anterior, o surf é um esporte que requer prática e informação. O surf está muito presente na web para todos terem acesso milhares de informações. Desde sites especializados na meteorologia do surf, como o tempo, o vendo, a lua, as ondas, e as praias com melhores ondas. Também podemos encontrar todo tipo de material sobre o surf, sites de notícias do mundo do surf, sites que falam sobre o esporte e os atletas profissionais, sites de campeonatos, de dicas do esporte, sites de shapers, onde mostram seus trabalho, seu contato e até mesmo para fazer compras online.
Ele está cada vez mais próximo dos atletas e simpatizantes e um exemplo disso é o Facebook. Como alternativa para atrair os jovens para o esporte, a Ibrasurf, (Instituto Brasileiro de Surf) constantemente realiza ações em diversas universidades com o projeto Surf Universitário. Um trabalho que abrange a visita do projeto nos campus universitário, como também criando um contato direto com as pessoas através da WEB, já que hoje em dia os jovens passam muito tempo "surfando pela internet", o jeito foi interargir com o público não só pelos vários sites de internet, e também pelas redes sociais.
A Inbrasurf esta presente no Facebook pela fan page: http://www.facebook.com/ibrasurfoficial

É disponibilizado também um site com  todas as informações do Imbrasurf. Nele podemos encontrar artigos e trabalhos acadêmicos sobre o tema, pra você se interar de tudo sobre o surf, desde os efeitos físicos com a prática, até os efeitos psicológicos. Vocês vão adorar saber como o surf faz bem!

http://www.ibrasurf.com.br/estudos-e-pesquisas/artigos/

E fiquem ligados, nos dias 18 e 19 do mês de maio vai rolar um campeonato de surf universitário em Maresias-SP, para mais informações chequem no site: ibrasurf.com.br.








Vai estar demais o festival! Mesmo sendo universitário pode ser descoberto algum grande surfista! Ta aí um futuro grande atleta:


Essa montagem foi feita por um dos melhores surfistas da atualidade, Pedro Scooby, com o filho dele de quase um ano de idade! É só praticar como ele faz que o resultado será surpreendente como o esporte em si.

Por: Tainara Marinho

sábado, 20 de abril de 2013

A INFLUÊNCIA DO CONSUMIDOR NA CONSTRUÇÃO DE MARCAS


      



Cada vez mais vemos as marcas perderem influência no padrão de consumo. Assim, os consumidores acabam decidindo o que é ou não o padrão, com isso as marcas estão tendo que adaptar-se ao novo consumidor e atender cada vez mais as suas necessidades e diante disso sim, moldar o padrão desse consumidor para novamente ditar o padrão de consumo.

No surf isso não seria diferente, seria?

A cultura de massa foi sendo deixada de lado para produtos exclusivos, com isso foram surgindo novas marcas, com o intuito de segmentar cada vez mais o mercado. Hoje, existem várias marcas destinadas a esportes, como: Quiksilver, Mormaii, Billabong, Volcom, Hurley, entre outras. Surgiram justamente através de uma necessidade desse mercado, que era de produtos exclusivos para praticantes de esportes. Porém como atender a essa necessidade, saber da existência dessa necessidade se não existir a comunicação entre a marca e consumidor final?


A marca Billabong, uma das marcas com produtos destinados a surf mais famosas do mundo surgiu em 1973. O surfista Gordon Smith Merchant fundou a marca com a ajuda de sua esposa, exatamente por conhecer uma necessidade do mercado que as marcas existentes até então não atendiam. Eles fabricavam bermudas de surf em sua casa com uma técnica de costura própria, que era triplamente reforçada, o que tornava as peças mais duráveis e seu custo benefício atrativo, visto que não precisavam de mão de obra intensiva. 


Com isso vemos o quanto que o consumidor é importante para a construção de um produto, de uma marca, pois muitas vezes só ele é capaz de enxergar a real necessidade desse mercado, como no caso do surf que é um mercado com um público totalmente específico que procura não só beleza e conforto, mas também resistência em suas roupas. Hoje as empresas já possuem essa consciência e com isso constroem uma relação direta com seu consumidor, o que faz com que as empresas tenham cada vez mais chances de sucesso e consolidação no mercado através da economia afetiva.

Por: Lucas Melo

terça-feira, 16 de abril de 2013

Recreação pra crianças até dentro d´água!

O principal benefício desse esporte para as crianças é a alegria que ele proporciona. O envolvimento com a natureza, o contato com a água, o cenário circundante, os desafios e a imprevisibilidade do mar (ainda em um grau muito pequeno para os menores) fazem um enorme bem para a saúde, contribuindo efetivamente com a qualidade de vida das crianças.
Quem não deseja que o filho cresça com qualidade de vida? Uma boa maneira de prepará-lo para essa conquista é incentivá-lo à prática de uma atividade física.



 Pedro,  4 anos - mostrando uma sede voraz pelo Surf.



Daniel, 10 anos - Ubatuba, onde vem mostrando constante evolução e recentemente se consagrou Campeão Petit da 2a etapa do Hang Loose Surf Attack em Santos



Depoimento de mães


“Desde que começou a praticar o surf, há um ano, sinto que a Ju ficou mais ágil, a coordenação motora dela melhorou, principalmente o equilíbrio. Ela adora, fica orgulhosa do que consegue fazer e chega em casa superfeliz”, comenta Ana Paula Ribeiro, mãe de Juliana Ribeiro Serra, 7 anos.

 “Quando estão no mar com a prancha eu vejo a alegria nos olhos delas, a felicidade em brincar com a onda. Isso é emocionante e é o melhor que podemos oferecer para elas”, finaliza Ari.


domingo, 14 de abril de 2013

Aula de Surf para a criançada!

É férias!

E quando as tão desejada férias escolares começam para as crianças, é o recesso não tão tranquilo para os pais, que por vezes acaba sendo complicado pros pais que tem que ter jogo de cintura nessa época.
O jeito é encher a criançada de atividades. Fazer com que as férias realmente valham a pena, não é mesmo?
Há inúmeras opções de recreatividade para as crianças, a dificuldade é escolher qual.
A dica que nós damos, nada mais é do que SURF! É claro, um esporte maravilhoso e muito rico. Que requer muitas habilidades e ajuda muito no desenvolvimento da criança, tanto na parte física, como na disciplina e também no contato com a natureza e a educação ecológica.

Vamos pais, tirem as crianças de dentro dos apartamentos, da frente da televisão e do computador. Deixe elas terem contato com a natureza, com o esporte que faz muito bem a saúde, e nada mais divertido do que um esporte radical. Quer recreação melhor?

Para as famílias que moram na capital e não podem descer muito para a praia, não tem problema! Hoje em dia muitas escolinhas de natação dão aula de surf na piscina. Nada melhor do que aprender direto dentro d´água com um educador físico de verdade.
Lógico que na piscina não é a mesma coisa, mas o intuito da aula é mais recreativo. Fazer atividades para que a criança curta o esporte, sinta segurança na prancha e continue praticando o surf.


Meninos ou meninas a partir dos 3 anos podem se iniciar no esporte, porém é desejável que saibam nadar ou que estejam aprendendo. Não precisam ter pranchas e, mesmo que tenham, acabam usando a do professor, mais apropriada para o aprendizado. Até os 6 anos, o ritmo da aula é mais recreativo. Mas nessa faixa etária ainda é cedo para manobras.
Nessa programação, o corpo é bem exercitado. Além de divertida, a modalidade melhora a capacidade cardiorrespiratória, promove perda calórica e aprimora habilidades como a noção de lateralidade e o desenvolvimento da força muscular.



E já que o tempo é de férias, aproveite para aproveitar uns dias na praia com os novos surfistinhas. Com certeza vai render diversão para a família toda. Já que o surf não tem limite de idade os pais também podem cair na água.

Há também as opções de escolinhas de surf nas praias, (como já dissemos em outra postagem).  Muitos professores se programam para oferecer cursos breves para quem vai passar uma temporada no litoral. Não importa quantos dias porque o objetivo dessa atividade não é exatamente aprender a  pegar altas ondas (o que leva tempo e é ensinado apenas para alunos a partir dos 8 anos). O foco é que a criança perceba o quanto pode ser divertido exercitar-se na praia, aprenda a respeitar o mar e ainda tenha algumas lições sobre educação ecológica. 

Por: Tamara Colagiovanni

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Integração Social - Aulas de Surf para Especiais



A escola de surf specialsurf78 tem como objectivo promover a integração social das pessoas com necessidades especiais temporárias ou permanentes, realizando aulas inclusivas com populações especiais ou NÃO, e garantindo;

• Igualdade de oportunidades

• Acesso Desporto e ao Lazer

• Saúde (fisica e mental) / Bem-estar

Tendo como meio envolvente o ambiente natural da praia (contacto directo com a natureza), e como instrumento de intervenção o mar, as ondas, o surf.

Esta compilação de 2012 mostra algumas associações e instituições com quem tivemos o prazer de trabalhar. Para nós a praia é por si só um ambiente inclusivo! O SURF regular com este tipo de grupos de alunos é possível e do ponto de vista terapêutico, recreativo e ou competitivo são inúmeros os benefícios e as competências que podem ser exploradas..

Saiba mais em: http://www.facebook.com/specialsurf78...

terça-feira, 9 de abril de 2013

Aulas de Surf

Como dissemos no post anterior, o surf é um esporte que requer muitos conhecimentos e muitos treinos. O surf é pura pratica. Tem que cair no mar, e ter paciência.

Tem que aprender a escolher a onda, entender os tempos dela, como quando chegar nela, quando começar a remar, aprender a perceber quando a prancha esta dentro da onda para aí sim tentar ficar de pé. E tomar muitos caldos e tombos até finalmente ficar de pé e começar a adquirir habilidade para umas manobras.
Como diz o ditado, tem que aprender a cair e levantar.

Em épocas de temporada é costume vermos tendas de aluguel de pranchas e de aulas de surf na beira das praias. Essa é uma ótima ideia para os leigos. Nada como uma aula com alguém que manja do assunto para nós ensinar direitinho, não é mesmo?
Geralmente o instrutor apresenta o esporte e para o aluno, e inicia uma aula na areia, onde ele ensina o aluno a se alongar antes de praticar a atividade física, depois ensinando os movimentos básicos do surf. E depois bora cair na água e ter umas aulinhas praticas.

Separamos aqui um site com um guia de escolas de surf no litoral de São Paulo.

http://www.centralsurf.com.br/portal/?c=18&cod_news=188

E para quem não consegue descer logo para praia e esta ansioso para aprender, a modernidade de hoje oferece tutoriais de surf na internet. Há uma variedade enorme de videos de aulas de surf com educadores físicos, surfistas profissionais, e amadores do esporte que querem passar o seu legado a frente.

Segue o canal do Rico souza, que ensina em 9 vídeo-aulas o surf para leigos. Desde alongamento, a explicação sobre os equipamentos, técnica dos movimentos básicos, entre inúmeras dicas.

aula 1 - alongamento
aula 2 - cordinha - lash
aula 3 - uso do raspador, parafina, roupa de laycra
aula 4 - deck

aula 5 - remada parte 1

aula 6 - remada parte 2
Aula 7 - como ficar em pé

aula 8 - furar a onda

aula 9 -  manobras

Ah! E não esquece de respeitar as suas limitações e lógico, respeitar a natureza!

"Há uma enorme diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho" - Filme Matrix

"Não pense que é capaz. Saiba que é." - Filme Matrix


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Orgulho Brasileiro !!!


Mineirinho vence e é o 1º brasileiro a conquistar a etapa de surfe de Bells Beach




Adriano de Souza, o Mineirinho, fez bonito na noite desta segunda-feira na Austrália a vencer a etapa de Bells Beach e se tornar o primeiro surfista sul-americano a se sagrar campeão de uma das provas mais tradicionais do Circuito Mundial.


Na final, Mineirinho derrotou o americano Nat Young, com 16,26 contra 15,83 do adversário. A conquista elevou o brasileiro para a quarta colocação no ranking mundial, atrás apenas de Kelly Slater, Mick Fanning e Taj Burrow.


"Este é o evento mais importante para mim. Caras como Andy Irons, Kelly Slater, meu herói Mick Fanning, todos eles tocaram o sino. Tem sido um momento difícil para mim ultimamente. Eu comecei 2013 sem patrocinador pela primeira vez depois de muitos anos. Eu tenho que agradecer muita gente, mas tudo o que eu quero fazer agora é tocar o sino", disse o brasileiro se referindo ao troféu da etapa, que tem um sino.


A próxima etapa do circuito será no Rio de Janeiro, a partir de 8 de maio. "Eu me sinto confortável em casa, mas também há uma pressão pela performance", declarou.

domingo, 7 de abril de 2013

Aprendendo sobre o Surf e o seu Universo

Quem nunca se interessou em surfar, que atire a primeira pedra! Ainda mais os amantes do verão, da praia e dos esportes radicais, em algum momento já sonhou em pegar uma onda.

Realmente o surf é um esporte muito bonito, e o esporte em si já não é lá muito fácil. E não basta só querer surfar.
O universo do surf é muito amplo, requer muitas habilidades como equilíbrio, habilidade motora, noções de natação, um pouco de saúde física pois é um exercícios bastante aeróbico. E como o surf depende da natureza é preciso compreende-la também. É preciso ter uma noção sobre o tempo, o mar, as ondas e suas variáveis, como por exemplo a lua que tem uma forte influencia sobre o mar.
É preciso também ter um conhecimento sobre as pranchas, saber qual é a mais adequada para você, qual é mais indicada para o seu nível de habilidade, com o tipo de onda que vai pegar. E se já tem habilidades nas manobras cada prancha tem o seu diferencial. Um conhecimento sobre os equipamentos, como lash, a quilha, o deck, a parafina. Já que hoje no mercado podemos encontrar por exemplo, uma variedade enorme de tipos de parafina., como de quilhas e também de roupas de surf; roupas terminas para águas geladas, roupas que ajudam a proteger do sol e que dão um maior conforto ao surfista.
O surf é um esporte muito curioso, cheio de detalhes. E requer muita curiosidade. Por isso quem é apaixonado pelo universo do surf vive atualizado, sintonizado com o assunto.
Assim de pouco em pouco é possível ter um enorme conhecimento sobre esse universo maravilhoso e se especializando cada vez mais ter um domínio maior sobre o assunto e ai quem sabe se tornar um grande surfista?
Mas claro o surf só se aprende na pratica, com o tempo. Requer muitos treinos, e é claro, tomando muito caldo que se aprende!

No vídeo acima o surfista Picuruta, fala sobre os tipos de pranchas, e da dicas de qual prancha é mais adequada ao nível de habilidade de cada um.

Por: Viviane Dias







Por que Surf ?


Surf – é muito provável que você tenha um amigo, primo, conhecido que seja praticante, e dele já tenha ouvido coisas do tipo“ Eu amo surf “.
Para algumas pessoas deslizar na intersecção dos dois maiores elementos visíveis da natureza, sobre uma tabua flutuante confiando apenas no equilíbrio, pode ser indescritível.
É uma experiência tão marcante que não se resume apenas a uma atividade física. Ela transcende ao esporte e se torna um estilo de vida.
Isso faz com que o indivíduo seja visto como surfista independentemente do circulo social que ele frequenta  Este é o seu principal traço de personalidade.
O surf é um esporte muito antigo, mas a partir da década de 60 se tornou um dos maiores influenciadores do comportamento jovem.
Episódios como a 2 Guerra e a Guerra do Vietnã foram catalisadores para este movimento. Neste contesto onde a praia era o cenário para uma juventude em libertação.
Esportes como o surf são baseados nas sensações, a principal motivação é a busca pelo prazer.
Vivenciar este esporte é uma experiência tão profunda que da vazão a hábitos e manifestações culturais próprios. Como a arte e a música.
Diante de toda essa influencia um grande mercado se formou. No Brasil a industria do surf movimenta cerca de 7 bilhôes por ano. Somos mais de 2,5 milhôes de surfistas, e isso nos torna o 3º maior mercado mundial do esporte.
Falando em influência, apenas 10% dos consumidores de produtos ligados ao surf, realmente surfam. Os outros 90% são compradores aspiracionais.

O surf saiu da praia e foi para as metrópoles. São Paulo, Porto Alegre e Brasília são os principais cidade com uma massiva comunidade de surfistas afastados do litoral.

Essas pessoas: tem em media de 20 a 60 anos, trabalham e estudam durante a semana, e viajam no mínimo 200km para surfar nos dias de folga.
Quase todas essas pessoas pertencem as claesses AeB. 53% dessas pessoas já conquistaram a independência financeira. 48% tem curso superior, e 79% acessão a internet diariamente. Eles gastão entre R$2.500 a R$ 5.000 por ano em apenas em produtos, sem contar o custo de viagens internacionais.
Talvez por isso eles podem ser considerados Trend-Setters, indivíduos que influenciam outras pessoas a surfar ou a consumir. Eles são a ponte entre os consumidores, a industria e a praia.
Esses homens e mulheres não vivem em uma sociedade secreta, eles são médicos, engenheiros, cientistas e publicitários. Isso faz com que eles se relacionem com qualquer tipo de pessoa. Talvez ele esteja do seu lado e você nem perceba.
Não! A pluralidade também existe na cultura surf. Como os surfistas executivos, os surfistas realizados, e os surfistas adrenalizados.
É preciso entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que tem os pés no asfalto mas tem sal nas veias.
As oportunidades para cativar genuinamente esse público e seu círculo de influência estão por toda a parte e podem vir de todos os setores. Afinal as pessoas inseridas nessa cultura são comuns, elas comem, dormem, fazem compras, se vestem, viagens, fecham negócios, trabalham e estudam. A diferença é que elas fazem isso tudo sempre pensando... “I LOVE SURF’’